top of page

Música e som ambiente para concentrar

  • Foto do escritor: Paloma Luiza
    Paloma Luiza
  • 13 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Alguns estudos mostram que nosso cérebro se concentra mais quando escuta uma música ou quando tem algum som de fundo. Mais do que no silêncio absoluto.

Essa informação me surpreendeu, a princípio. Eu achei que seria exatamente o contrário: que todo barulho atrapalharia a nossa concentração. Mas, quando eu resolvi fazer o teste em mim, percebi que era exatamente o contrário: uma música de fundo, baixa e leve me ajudou ajudar na nossa concentração. Eu comecei com músicas instrumentais eletrônicas, que eu gosto bastante, e também com música clássica. Fui acostumando aos poucos e aquele som de fundo me estimulava, fazia daquele momento mais agradável. Então, eu comecei a passar até para as músicas cantadas e conseguia estudar sem reparar na letra ou me desconcentrar.

Passei então a gostar mais do momento do estudo, porque ele passou a ser um evento. Aquele tempo separado só para ouvir as músicas e aprender.

Na época, estava na moda um tal de "iDoser", uns arquivos de vibrações em freqüências diversas que seriam capazes de estimular determinadas características e sentimentos nossos. Baixei várias frequências desse programa e testei. Você tinha que ficar de olhos fechados, ouvindo as vibrações em um fone e sentindo os "efeitos", como se fosse uma droga. Daí vinha o nome "iDoser", lembrando "dose". Eu, sinceramente, não achei que funcionava como diziam. Dava para relaxar e se sentir um pouco diferente, mas acredito que era mais por conta do tempo parada, de olhos fechados. Aquilo funcionava como uma meditação.

Fica no entanto a reflexão sobre as sensações que os sons podem provocar na gente. E não dá para negar que eles realmente nos modificam.

Eu também sou musicista, canto, toco instrumentos e me sinto diferente quando eu escuto um determinado o som. Ele pode me animar, me entristecer, me alegrar...

Para estudar, com o tempo eu achei os sons que me deixavam mais concentrada e criei o hábito de estudar com música.

Para quem acha que não consegue, vale tentar estudar com sons ambientes, que estimulam a sua concentração simulando um ambiente diferente, como uma cafeteria, uma floresta, uma cachoeira, um restaurante. Um som de fundo assim bem baixinho com alguns barulhinhos para parecer que você está nesses ambientes. Você pode até se imaginar estudando em uma cafeteria Nova York ou em uma biblioteca antiga na Áustria! Vale a tentativa para ver se funciona para você.

Se não rolar, não tem problema. Se você precisa realmente de silêncio, eu recomendo até usar aqueles tampões de ouvido ou fones intra-auriculares desligados. Se você mora numa casa muito agitada, procure estudar naqueles momentos mais calmos, em que não tenha muita gente em casa ou, então, tenta ir para algum outro lugar, como uma biblioteca pública, uma praça de bairro, um espaço de co-working. Procure paz e bons estudos!


Algumas sons que estou usando para estudar atualmente:

https://youtu.be/guSEx_KTNmc (Músicas Jazz ambiente)

https://youtu.be/qXxo7QzJLwk (Som ambiente da Starbucks)

https://youtu.be/gShDtRwTLXw (Paris músicas e sons ambiente)




 
 
 

Comments


bottom of page